terça-feira, 8 de junho de 2010

Seminário de Abertura do PEAMSS Seabra

Seabra é um dos 13 municípios baianos que irão participar do PEAMSS - PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MOBILIZAÇÃO SOCIAL EM SANEAMENTO

O projeto faz parte das ações do Programa Água Para Todos, onde o Governo do Estado prevê melhorias em sistemas de abastecimento de água avaliados como críticos por não atenderem satisfatoriamente a população, e a implantação de sistemas de esgotamento sanitário. O PEAMSS é uma iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Urbano/Empresa Baiana de Águas e Saneamento (SEDUR/EMBASA) é executado pela Fundação Juazeirense para o Desenvolvimento Científico, Tecnológico, Econômico, Sócio-cultural e Ambiental (FUNDESF), parceira da Universidade Estadual da Bahia (UNEB).

A partir dos seminários de abertura, cada um dos municípios terão acesso a cursos, seminários e outras atividades para entender sobre as questões socioambientais, refletir sobre os lugares onde vivem e se mobilizarem para abrir o diálogo com o Poder Público na gestão participativa do saneamento. Durante a abertura do seminário as comunidades puderam participar da construção do biomapa local, fazendo um diagnóstico participativo sobre a sua realidade, que será a base para o planejamento de ações de todo o projeto até o final de sua implementação.

O cumprimento deste projeto cumula na obrigatoriedade da lei 11.445, que prevê a criação do Plano Municipal de Saneamento Básico, para que os municípios possam, a partir de 2011, receber financiamento deste setor e implantar as políticas públicas de saneamento básico.

Em Seabra o seminário de abertura do PEAMSS aconteceu no dia 23/04, às 20:h no auditório da UNEB e contou com a presença de Terezinha Loyola - representante do SEDUR e responsável pelo projeto, Ubiratã Félix - superintendente da EMBASA, Dalvaci Santiago - consultora de educação ambiental e autoridades locais. O evento foi finalizado com um coquetel típico, regado a malamba e avoador, enquanto os músico locais Cleudir e Dene Reis deram um show de voz e violão.

Para mais informações sobre o projeto, procurar o escritório dos mobilizadores locais, situado à rua Horácio de Matos, 128 sala 01 1º andar

Nenhum comentário:

Postar um comentário